História da Kawasaki

Continuando com a nossa série de “história do MX” essa sexta vamos falar um pouco sobre a grande marca Kawasaki, uma das ultimas empresas japonesas a entrar no ramo de motocicletas!

1976-Kawasaki-KX125-A3-2

A Kawasaki foi fundada em 1.878 com foco no mercado náutico. Os negócios dessa empresa que nos deixa apaixonados não é somente de motos  de velocidade e motocross, ele abrangem desde o projeto de engenharia até o controle ambiental de indústrias, máquinas e robôs industriais, engenharia naval e marítima, engenharia de usinas energéticas e siderúrgicas, material ferroviário, aeroespacial e é claro, jetskis e  quadriciclos. Como outras companhias bem-sucedidas, a Kawasaki começou com um sonho e cresceu até se tornar a grande empresa que é hoje.  Segue histórico resumido da Empresa:

1878 – O fundador Shozo Kawasaki começou um estaleiro para construir navios de aço transoceânicos.

1886 – A incipiente operação foi expandida e passou a ser conhecida como Estaleiro Kawasaki.

1896 – O Estaleiro Kawasaki foi incorporado e Kojiro Matsukata foi escolhido o primeiro presidente da companhia.

1906 – Foi iniciada a fabricação de locomotivas, vagões de carga e passageiros no recém-inaugurado complexo industrial Hyogo Works, e no ano seguinte, a produção de turbinas navais a vapor foi iniciada no estaleiro.

1918 – O Departamento de Aeronaves foi inaugurado em Hyogo Works, numa época em que aviões ainda eram feitos com madeira e tecido, e podiam voar por apenas poucas horas. Pouco tempo depois foi inaugurada uma fábrica de aeronaves, onde foi construído o primeiro avião japonês feito com metal.

1919 – O Departamento de Frete Marítimo foi desmembrado para formar a Kawasaki Kisen Kaisha Ltd (K-Line).

1928 – O complexo Hyogo Works foi desmembrado para se tornar a Kawasaki Rolling Stock Manufacturing Company Ltd.

1937 – O Departamento de Aeronaves se tornou a Kawasaki Aircraft Company Ltd.

1950 – O Departamento Siderúrgico se tornou a Kawasaki Steel Corporation. Esses departamentos se transformaram em companhias independentes, estabelecendo uma firme fundação em seus respectivos campos.

1961 – A primeira motocicleta Kawasaki foi produzida pela Kawasaki Aircraft Company Ltd.

1969 – no auge da recuperação econômica japonesa após a Segunda Guerra Mundial, o Estaleiro Kawasaki, a Kawasaki Rolling Stock Manufacturing e a Kawasaki Aircraft se fundiram em uma corporação gigante, a Kawasaki Heavy Industries Ltd, para melhor competir em um mercado global em expansão e cada vez mais competitivo.

2009 – A Kawasaki monta sua fábrica no Pólo Industrial de Manaus, a primeira fábrica da marca na América Latina.

 

w475h321_000003408E231FF9 (1)

Curiosidade

O ano era 1968 e o Paddock de Daytona estava movimentado. Kawasaki tinha acabado de lançar a sua motocicleta de corrida A1R- e ela foi pintada de um verde escandaloso, que era considerado uma cor de azar, a cor que todos evitavam. Por deliberadamente escolher o Lime Green (verde limão), como a sua cor, Kawasaki anunciou para o mundo que o pensamento convencional não seria uma barreira pela conquista de novos desafios.

A história da Kawasaki é repleta de desafios, não contente no conforto do convencional, sem medo do fracasso, a Kawasaki foi sempre inovando seus negócios. Para os pilotos de corrida Kawasaki, usar o manto Lime Green é um ponto de orgulho.  No mundo do MX nem a o que falar, são incontáveis loucos pelas verdinhas!

Continuem acompanhando a história do motocross e do mundo que envolve esse esporte eletrizante! Toda sexta-feira!

Grande abraço!

Comentários

Comentáros

Leave a Reply