História da Suzuki

Hoje vamos continuar falando sobre a história de uma grande marca do MX, a atual marca do nosso ídolo Bubba (James Stewart)! A Suzuki (em japonês: スズキ 株式会社 )  é uma empresa multinacional japonesa com sede em Minami-ku, Hamamatsu, Japão.  A empresa foi fundada em 1.909 pelo Sr. Michio Suzuki, diferentes das outras empresas do ramo a Suzuki teve seu inicio do ramo têxtil produzindo teares. Abaixo, segue ordem cronológica da evolução da empresa:

2008-suzuki-rm250-9_600x0w

1.909

Por incrível que pareça, a história da Suzuki começa não com motores e tecnologia de tração, mas com seda! Michio Suzuki, que viveu 95 anos (de 1887 a 1982) fundou a “Suzuki Loom Works” em uma pequena vila no litoral japonês. A empresa fabricava teares para a enorme indústria da seda no Japão.

1.954

Os motores passam a fazer parte, definitivamente, da Suzuki. Dois anos após desenvolver bicicletas motorizadas, a empresa passa a se chamar “Suzuki Motor Company Ltda”.

1.955

Dois novos lançamentos mostram que a Suzuki veio para ficar na área de motorização: a Colleda, uma motocicleta de 125 cilindradas e o Suzulight, um carro compacto de 360 cilindradas que ajudou a inaugurar a era dos mini-veículos no Japão. Grandes feitos têm pequenos começos…

Suzuki Colleda

 

Colleda

 

Suzulight

 

Suzulight

1.968

Inovação e pioneirismo andando lado a lado. O primeiro Suzuki 4X4 foi também o primeiro veículo compacto com tração integral produzido em massa no Japão. Pesando apenas 600Kg, era um veículo simples, com portas em lona abertas por zíper e suspensão que dava conta do trabalho pesado, apesar da pequena e leve tração 4X4. Seu motor era tão novo quanto pequeno, com apenas 2 cilindros, 2 marchas, refrigeração a ar e 25 CV de potência. Em Setembro, foi lançada a Suzuki Carry, uma pequena van comercial de enorme sucesso no mercado japonês. A velocidade máxima alcançada com seu motor era de até 76 km/h, e ele continuou em uso até o fim de 1987.

1.974

Com o sucesso do LJ10 no mercado japonês, a Suzuki sabia que outros países teriam interesse no veículo. Mas, para isso, seria necessário um motor mais potente. Um dos países que mais demonstrou interesse na importação foi a Austrália, que passou a receber o novo modelo LJ50, que tinha muito mais força. Nas terras australianas, o LJ50 conquistou a reputação de chegar mais longe do que qualquer outro veículo.

1.981

As vendas consolidadas da Suzuki chegam a 500 bilhões de ienes. Em maio, um novo modelo de Jimny 4×4 estreia dando novas dimensões à sua forte personalidade e projeto arrojado.

Dias atuais:

Em 2011, a Suzuki foi a décima maior montadora de produção em todo o mundo. Ela emprega mais de 45 mil e tem 35 principais instalações de produção em 23 países e 133 distribuidores. De acordo com estatísticas da Japan Automobile Manufacturers Association (JAMA), a Suzuki é a segunda maior fabricante japonesa de carros pequenos e caminhões.

 mx324

Segue vídeo falando sobre a evolução da marca:

https://www.youtube.com/user/SUPERMOTOSNATV

Espero que tenham gostado!

Comentários

Comentáros

Leave a Reply