Motocross das nações

E aí galera tudo bem? Espero que sim !! Hoje vamos falar sobre o Motocross das Nações,  vale a pena ler a matéria e conhecer um pouco mais sobre esse esporte alucinante!

O Motocross das Nações é uma competição anual que uni mais de 30 países, onde os pilotos tem a oportunidade de representarem o seu país, o evento pode ser considerado como as  “Olimpíadas do Motocross” . Ele teve inicio na decada de 40 na Holanda, contou com a participação de somente três nações Holanda, Bélgica e Grã-Bretanha. A equipe de Bill Nicholson, Fred Rist e Bob Ray, representando a Grã-Bretanha, levaram para casa o Troféu pela primeira vez. As primeiras corridas do Motocross das nações foram feitas com motos de 500cc.

img018

 

A segunda corrida ocorreu em 1.948, em La Fraineuse, na Bélgica. Além dos 3 países já participantes, foram convidadas a França, a Suécia e Luxemburgo. A vitória ficou com a equipe da casa:  Bélgica.

No ano de 1.949 foi a vez da Grã-Betanha sediar o terceiro Motocross das Nações e vencer a competição pela segunda vez.

Na década de 50 não teve para ninguém e a Grã-Bretanha liderou o campeonato, a equipe venceu sete das dez edições dos anos 50, perdendo apenas em 1951, quando a Bélgica foi campeã, e em 1955 e 1958 quando a campeã foi a Suécia. A partir da década de 60 uma  nova modalidade do evento foi criado para reunir as disputas de motos de 125cc. O “MXDN” ganhou a participação de outras federações.

A década de 70  foi marcada pela grande e revolucionaria mudança a nível mecânico, com a chegada impactante de fabricantes japoneses. Primeiro a Suzuki e logo depois a Yamaha, posteriormente aparecem as gigantes Honda e Kawasaki.

Historicamente Grã-Bretanha dominou os primeiros anos, antes que a concorrência torna-se mais acirrada. Com a ascensão do motocross na América do Norte a partir de 1970, os EUA iniciaram uma série de vitórias, com duração de 13 anos 1981-1993.

A década de 80 foi marcada pela liderança e excelência dos Estados Unidos, nesta mesma década a FIM – Federação Internacional de Motociclismo – decidiu unificar,então, as 3 categorias – 500cc; 250cc e 125cc – que eram disputadas em eventos diferentes, em um só. Cada país deveria levar um piloto por categoria.

Nos anos 90 Bélgica e França deram a volta por cima e mativeram os Estados Unidos fora do pódio por três anos consecutivos. Em 1.997 na Bélgica o Brasil estreia na competição. Em 1.999 o Motocross das Nações desembarcou no Brasil e a Itália foi a grande campeã.

 Em 2.013 última corrida disputada do torneio a nação vitoriosa foi a Bélgica . O evento ocorreu em Teutschenthal na Alemanha.

Em 2.014 o evento ocorrerá na Letônia nos dias 27 e 28 de setembro, fiquem atentos e não percam as corridas!

99987333_008

Espero que tenham gostado!!

Curtam, compartilhem e comentem! A opinião de vocês é muito importante!

Até a próxima!

Comentários

Comentáros